domingo, maio 22, 2011

A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS NOS DIAS ATUAIS






"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele e, com tal gesto, salvá-lo da ruína que seria inevitável não fosse a renovação e a vinda dos novos e dos jovens. Educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele e, com tal gesto salvá-lo da ruína que seria inevitável não fosse a renovação e a vinda dos novos e dos jovens.A educação é, também, onde decidimos se amamos nossas crianças o bastante para expulsá-las de nosso mundo e abandoná-las a seus próprios recursos não arrancando de suas mãos a oportunidade de empreender alguma coisa nova e imprevista para nós, preparando-as, em vez disso, com antecedência para a tarefa de renovar um mundo comum. " Hanna Arendt.

Viva La Revolucion?

Gabriel Lelis
Vivemos um período irônico. Talvez até mesmo um tanto paradoxal. Passamos por um assustador momento em que a alienação e a perda da espontaneidade pessoal tem sido tatuadas em brasa no cérebro da sociedade. Hoje, ser “comum”, seguindo tendências pré-estabelecidas (e às vezes um tanto acéfalas), tem sido sinônimo de felicidade.
Mas porque o individualismo, a vontade de lutar contra padrões, a criatividade e o desejo pelo novo se perderam?
É triste pensar que hoje somos todos filhos do capitalismo selvagem. E essa nossa dominadora “mãe” nos obriga a aprender desde pequenos, mesmo sem nossa inocente percepção, que existe um modo X de viver, e que ao sair dessa vertente estamos fadados ao fracasso, financeiro e social.
É irônico, mas nossos cérebros foram lavados por si mesmos. Este é a grande razão que leva a sociedade a um caminho linear, e sem esperança de volta.
Existe a resistência? Sim, existe! É impossível viver sem lutar por ideais. A grande dificuldade está em remar contra a maré. Nossa sociedade chegou a tal estado de saturação e enraizamento de tendências que mudanças e melhorias são cada dia mais difíceis.
Tomemos como exemplo a indústria automobilística. O mundo hoje possui problemas com excesso de carros, porém a indústria continua a produzir mais e mais veículos, com a ânsia desesperada de um animal faminto devorando sua presa.
Talvez deveríamos olhar para o passado, analisar o presente e prever o futuro para entendermos como chegamos a este ponto. Talvez a pergunta que resume toda a nossa degradante situação é: Onde foram parar os revolucionários?

Gabriel Lelis é colunista deste BLOG

Nenhum comentário: