terça-feira, maio 03, 2011

Ainda sobre Kafka...

A obra de Kafka é aberta e polissêmica. A análise e a leitura da narrativa não se fixa em uma só possibilidade interpretativa ou uma linha teórica específica para abordar a obra, mas situa possibilidades válidas de se olhar o universo kafkiano.  Apesar de tantos estudos, muitas perguntas permanecem sem resposta e em número maior do que aquelas que foram respondidas, o que leva à crença de que a obra de Kafka jamais será por completo entendida, visto que cada leitor de cada época e com sua história própria identificará no livro em análise aspectos que outros jamais poderiam ou quereriam identificar.  O importante, afinal, não é nem a interpretação em si nem a crítica, mas simplesmente o fato de que não se é o mesmo após a leitura do conto. A metamorfose que ocorre no leitor é a mais profunda de todas, se não a única real.

Nesse sentido, publicamos abaixo dois relatos da obra A Metamorfose escritos pelo Vitor Eike Harami, estudante da segunda série do colégio Argumento e colaborador deste BLOG.


Comentário 1

No começo do livro, é normal Gregor não querer sair do seu quarto, mesmo a sua mãe e seu pai e até mesmo seu chefe suplicando para retirar-se de seu aposento e dizer qual era o seu problema. Afinal, até mesmo o próprio Gregor estava espantado com sua aparência.
Evidentemente, logo que Gregor começou a se contentar com sua forma, sua metamorfose, foi muito difícil adaptar-se ao novo corpo, como uma pessoa que anda normal e por algum motivo, tornar-se paraplégica, ou alguém que enxerga perfeitamente e fica cega.
Também podemos perceber que foi muito difícil para a família de Gregor, porque a família inteira dependia do salário de Gregor como caixeiro-viajante para comer, ter um teto para morar, entre outros. Assim, todos da sua família começaram trabalhar, enquanto Gregor ficava apenas no seu quarto e algumas vezes, sua irmã ia para limpar e dar alimento.
Passando alguns dias, Gregor começou a sentir um sentimento de passar diariamente no seu quarto, o tédio. Então Gregor arranjou passatempos para se entreter. Tudo até agora que Gregor fez, mesmo que fosse coisas de nada ou apenas por ele estar ali, estava custando um preço alto para a sua família.
Chegam certa hora, em que a família aluga um quarto da casa para três inquilinos e todos os móveis que estavam no quarto, foram migrados para o quarto de Gregor, este quarto estavam em péssimas condições e Gregor estava na mesma situação.
Os três inquilinos que ali viviam nada mais e nada menos são pessoas que abusam de inocência e hospitalidade da família Samsa e altamente exigentes. Pessoas que hoje, na sociedade, são bem comuns.
Quando chega de manhã, a empregada vê o corpo de Gregor no chão e confirmado depois que estes estava morto. Esse acontecimento foi um choque para seus pais e a irmã, mesmo que na noite anterior tivessem dito que ele tinha que sair de casa e que não acreditassem mais naquele monstro era realmente Gregor, eles ainda o amavam no fundo do coração.
Mas, a morte de Gregor beneficiou a família. Os pais e a irmã começaram a ter uma relação social mais saudável, e em minha opinião, viram que não precisavam depender de uma pessoa para sobreviver.
A conclusão final não tem certeza se Franz Kafka quis dizer isso. Eu penso que o Gregor, é a representação de vários tipos de pessoa em uma sociedade, cada momento que passa na sua vida depois da metamorfose, mostra um tipo de pessoa. Foi fundamental para a família, a metamorfose de Gregor, porque isto mostrou aos seus pais e irmã várias concepções erradas em que estavam cultivando.

Comentário 2

O livro mostra uma verdadeira concepção da sociedade por trás da metamorfose de Gregório, assim também podemos ver que não só a história é baseada em torno do Gregório, mas em sua família que precisou esforçar-se ao máximo pelas devidas condições de Gregório.
Com a metamorfose de Gregório, este se tinha tornado um gigante intero e devido a sua horrível aparência, Gregório precisou ficar isolado de todo mundo em sua casa enquanto toda a família lutava para ganhar pelo menos o suficiente para conseguir o essencial para viver. Essa vida isolada de Gregório nos faz remeter aos mendigos, crianças que vivem nas ruas por não terem uma boa qualidade de vida, atualmente, os mais favorecidos ignoram os menos favorecidos de uma proporção gigantesca que estes acabam sendo isolados da sociedade, assim como Gregório estava isolado em seu quarto na sua casa.
Uma passagem que achei muito importante foi quando a família Samsa decidiu alugar uma parte da casa para três inquilinos que não eram nada amigáveis. Estes inquilinos mostram claramente como agem as pessoas distorcidas pela sociedade, como os três inquilinos estavam pagando o aluguel, pensavam que tinham direito a tudo na residência dos Samsa, sem pensar em uma relação social estável, atitude que muitas pessoas mostram apenas por ter dinheiro.
Minha conclusão é que mesmo que Gregório transformou-se em um inseto, a sua família apoiou até o ultimo momento. Vejo claramente que o amor entre a família é tão grande que mesmo o mundo como está atualmente não pode romper esse sentimento tão forte e inabalável.
Assim no final, a morte de Gregório mostra aos seus pais e sua irmã o quanto eles precisavam concertar algumas coisas em suas vidas, ou seja, a morte de Gregório iluminou o caminho de sua família para que ela se tornasse mais autoconsciente de suas atitudes.
Os relatos acima comprovam que a mesma "realidade" pode provocar efeitos interpretativos diferentes no mesmo sujeito. O que é o REAL? Bem isso fica para a próxima matéria.



Nenhum comentário: