quinta-feira, setembro 24, 2009

1949....guerra era improvável, e a paz, impossível.....

1949  foi um ano  repleto de acontecimentos relevantes para a Guerra Fria. O termo Guerra Fria foi utilizado para caracterizar o estado de constante hostilidade nas relações internacionais entre países, sem assumir  a forma de conflito aberto ou luta armada, surgido após a II Guerra Mundial em decorrência dos antagonismos entre EUA e URSS.As origens da Guerra Fria podem ser buscadas no final da I Guerra Mundial quando, na Rússia, ocorreu a Revolução Socialista, e os Estados Unidos despontavam como grande potência.
Nessa época, surgia um clima de desconfiança no Ocidente com a possível expansão do socialismo, que poderia vir a se chocar com os interesses capitalistas.
4 de Abril  foi criada a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) formada pelos Estados Uni­dos, Inglaterra, França, Alemanha Ocidental, Canadá, Islândia, Bélgica, Holanda, Noruega, Dinamarca, Luxemburgo, Portugal, Itália, Grécia e Turquia.
7 de Setembro – A Republica Federal da Alemanha é oficialmente fundada.
1 de Outubro – Criada a República Popular da China.
12 de Outubro - Criada a República Democrática Alemã.

A Guerra Fria se manifestou em todos os setores da vida e da cultura, representando a oposição entre dois ideais de felicidade: o ideal socialista e o ideal capitalista. Os socialistas idealizavam uma sociedade igualitária. O Estado era o dono dos bancos, das fábricas, do sistema de crédito e das terras, e era ele, o Estado, que deveria distribuir riquezas e garantir uma vida decente a todos os cidadãos. Para os capitalistas, o raciocínio era inverso. A felicidade individual era o principal. O Estado justo era aquele que garantia a cada indivíduo as condições de procurar livremente o seu lucro e construir uma vida feliz. A solução dos problemas sociais vinha depois, estava em segundo plano. É por isso que a implantação de um dos dois sistemas, em termos mundiais, só seria viável mediante o desaparecimento do outro. Nenhum país poderia ser, ao mesmo tempo, capitalista e comunista. Esta constatação deu origem ao maior instrumento ideológico da Guerra Fria: a propaganda.

Nenhum comentário: