quarta-feira, setembro 23, 2009

1939.....Segunda Guerra Mundial


Os anseios expansionistas alemães voltaram-se, no início de 1939, para a região do “corredor polonês” , faixa de terra subtraída ao território alemão pelo Tratado de Versalhes. Receosos das intenções nazistas, Inglaterra e França resolveram dar apoio e garantias ao governo polonês contra possíveis agressões estrangeiras, obtendo, ao mesmo tempo, a promessa da Alemanha de respeitar as fronteiras com a Polônia. Tal promessa, em breve, seria ignorada por Hitler.

Garantida a neutralidade das potências ocidentais em relação a seus planos expansionistas, o governo nazista buscou uma aproximação da União Soviética para dar continuidade a seu plano de anexação da Polônia. Assim, Hitler assinou com o governante soviético, Stálin, o Pacto Germano-Soviético, no qual se estabelecia um acordo de não-agressão e neutralidade por 10 anos. Na prática, o acordo era interessante a ambos os países na medida em que a União Soviética poderia invadir a Finlândia e Polônia oriental sem interferência alemã, enquanto os alemães poderiam reocupar o “corredor polonês” sem intromissão soviética.
Em 1 de setembro de 1939, tropas nazistas invadiram a Polônia. França e Inglaterra, diante de mais essa agressão expansionista, reagiram, declarando guerra à Alemanha. Iniciava-se, assim, a Segunda Guerra Mundial.

Nenhum comentário: