quarta-feira, setembro 24, 2014

A GUERRA DO FOGO

Resenha do Filme – A Guerra do Fogo
Por Aline Ferreira de Oliveira 

A Guerra do Fogo se passa no Período Paleolítico da Pré- istória. Narrando a forma de vida e evolução de uma tribo aparentemente Neanderthalensis que não possuía a habilidade de dominar o fogo, se comunicava com gestos e grunhidos, dentre outras características a sexualidade era instintiva, fazia de sua morada as cavernas, sua sobrevivência em parte dependia de seus sentidos altamente aguçados, e suas defesas ficavam por conta de ferramentas toscas. Essa tribo possuía o fogo, porém não sabia como produzi-lo. Certo dia devido a um ataque de outra tribo eles perdem o fogo, o que se fazia essencial para a sobrevivência. A partir de então 3 indivíduos (Noah, Gaw e Amoukar) ficam responsáveis por trazer esse elemento indispensável de volta e enfrentam diversas situações difíceis como fome frio e animais selvagens famintos. No meio da jornada eles se deparam com uma tribo de hominídeos canibais, em busca do fogo que estes possuíam, mesmo diante do receio e medo eles demonstram astucia ao se organizarem para separam a tribo inimiga, e ao fim da batalha salvam uma mulher (Ika) que foi feita prisioneira. Essa mulher pertencia a uma outra tribo, diferente com uma aparência mais semelhante aos Homo Sapiens, possuía menos pelos corporais, estrutura óssea menor, demonstrava conhecimentos proto-medicinais, além de dominar melhor a linguagem, utilizam também o riso, e sua sexualidade era também afetiva.. Ika e Noah acabam criando um laço de afetividade e quando ela vai embora para sua tribo ele vai atrás dela e acaba caindo em uma armadilha e descobre que está na tribo à qual a Ika pertence. Ele é levado para o convívio dos demais membros, descobrindo novos costumes, adquirindo informações, essa tribo constrói suas cabanas, suas armas de defesas são mais elaboradas, utilizam de utensílios domésticos como cabaça e a cerâmica, tem conhecimento de artes pois utilizam pinturas para cobrir seus corpos, vida social mais complexa, possuindo uma certa denotação do sentido família, demonstram ritos e inclusive a técnica de produção do fogo. Gaw e Amoukar saem em busca de Noah e também caem na armadilha. Na nova tribo eles também aprendem e convivem com uma cultura diferente. 
Quando eles resolvem retornar com o fogo para sua tribo de origem os quatro se deparam com membros da mesma, esses demonstravam uma rivalidade desde o início, e atacam os quatro afins de lhes roubar o fogo e se tornar o novo líder, porém a convivência com a tribo de Ika lhe trouxe novos conhecimentos, Noah com armas mais modernas consegue vence-los e retornar com o fogo para sua tribo.
O mesmo não dura muito pois uma espécie de (guru) de sua tribo o apaga caindo no rio para o desespero da tribo, Noah pega os instrumentos necessários (vareta e um pedaço de pau) e tenta reproduzi-lo diante de sua tribo, Ika então o auxilia e produz diante de todos o tão precioso, fogo.

Ao fim do filme Ika esta gravida de Noah é lua cheia e nesse momento pode se perceber que pelas luas, talvez já houvesse a contagem de tempo, Noah passou a rir e também a se relacionar afetivamente, ressaltando ainda mais as mudanças que ele e sua tribo passarão a ter.

Aline Ferreira de Oliveira é atualmente estudante do primeiro semestre do curso de Licenciatura Plena em História das Faculdades Integradas de Ciências Humanas Saúde e Educação de Guarulhos. 
A Resenha foi elaborada para a disciplina de História Antiga - Oriente. 

Nenhum comentário: