segunda-feira, abril 16, 2012

REVOLUÇÃO FRANCESA


A queda da Bastilha


           Um rei de nome Luis, foi guilhotinado  na França  em janeiro de  1793. Quanto poderia valer a cabeça de um rei? Os franceses , ao arrancar a cabeça se Sua Majestade, transformavam-na em um símbolo de sua imaginária libertação, aumentando seu valor.
         A Revolução Francesa, ocorrida entre 1789-99 se transformou num dos temas mais importantes da história. Há quem afirme que o papel que foi usado para escrever sobre ela, se incinerado, daria uma fogueira que poderia talvez ser vista da Lua.
         A Revolução Francesa é considerada o  ‘modelo clássico de revolução democrático-burguesa’. Modelo pois pode e deve servir de exemplo para outros movimentos revolucionários. Clássico porque resistiu a deterioração  que normalmente atinge os acontecimentos históricos, mantendo e mesmo elevando seu valor com o passar dos anos. Democrático porque suas palavras de ordem  (liberdade, igualdade, fraternidade) tencionavam assegurar princípios de respeito aos direitos de cada um, como bem supremo formador da nação, finalmente burguesa, pois apesar de nela terem coexistido três revoluções sociais distintas: uma burguesa, uma camponesa e uma popular urbana, a dos chamados sans-culottes, o poder político que se encontrava nas mãos da nobreza, passou para a burguesia. Isso significa que os resultados  políticos das sucessivas convulsões sociais geradas nos quadros da crise do Estado Monárquico  francês foram, Ao final, capitaneados pela burguesia, que pôde assim dar início à viabilização de seus interesses políticos e econômicos.
         A Revolução Francesa marca o inicio da Idade Contemporânea na medida em que liquidou o Antigo Regime abrindo caminho para o predomínio da burguesia e simultaneamente permitindo a afirmação do Capitalismo como modo de produção  dominante. Para obter o ppt clique aqui

Nenhum comentário: