quarta-feira, agosto 25, 2010

CENSO 2010

Teve início no mês de Agosto o censo 2010, levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em todo o país. É importante ressaltar que o IBGE é uma de nossas instituições mais confiáveis e os dados do censo são extremamente importantes para quem se envolve com políticas públicas.
O censo é realizado de forma bem feita, séria, e usa critérios que são comparáveis de um ano para o outro. Sendo assim, o uso dos dados do censo é essencial a qualquer planejamento de política pública. E esse ano nós temos novidades importantes, uma delas é um assunto sobre o qual eu sempre falo aqui: a mobilidade.
Pela primeira vez, o censo vai perguntar às pessoas quanto tempo elas gastam para ir de casa até o trabalho ou o local de estudo e qual meio de transporte elas utilizam. Isso vai ser muito interessante para vermos como está se dando a mobilidade em todo o nosso país.
Há outra novidade muito legal, que vai melhorar bastante a informação sobre as condições de urbanização brasileira: além de perguntar se o domicílio tem água, esgoto e coleta de lixo, como já vinha sendo feito, agora o censo também perguntará sobre pavimentação, iluminação pública e o tipo de material de que é feita a casa, item que já constou do questionário, mas que havia sido excluído. Isso nos dará muito mais informações sobre a situação das cidades brasileiras.
Uma boa novidade desse ano é também o uso de palm tops na realização das pesquisas. Com isso esperamos que os dados do censo sejam divulgados muito mais rápido, já que às vezes isso chega a demorar até dois anos, especialmente os micro-dados, que são mais detalhados. Com mais rapidez na divulgação será possível planejar bem melhor. Para saber mais a respeito CLIQUE AQUI.


Nenhum comentário: