quinta-feira, maio 13, 2010

A FILOSOFIA CRISTÃ DE TOMÁS DE AQUINO


Santo Tomás de Aquino que foi chamado o mais sábio dos santos e o mais santo dos sábios, nasceu em família nobre em 1225 no castelo de Roccasecca no reino de Nápoles. Com apenas cinco anos seu pai, conde de Landulfo d’Aquino, o internou no mosteiro de Monte CasIno onde recebeu a educação, a sua família esperava que viesse a ser beneditino e manifestava a esperança de vê-lo como um futuro abade, o que era uma condição de muito prestígio e poder.
Aos 19 anos, contra a vontade da família, entrou na Ordem fundada por São Domingos de Guspão. Estudou filosofia em Nápoles e depois em Paris, onde se dedicou ao ensino e ao estudo de questões filosóficas e teológicas. Estudou teologia em Colônia e em Paris se tornou discípulo de Santo Alberto Magno que o "descobriu" e se impressionou com a sua inteligência. Por este tempo foi apelidado de "boi mudo". Dele disse Santo Alberto Magno: "Quando este boi mugir, o mundo inteiro ouvirá o seu mugido."
Foi mestre na Universidade de Paris no reinado de Luís IX de França morrendo, com 49 anos, na Abadia de Fossanova, quando se dirigia para Lião a fim de participar do Concílio de Lião, a pedido do Papa.

Nenhum comentário: