terça-feira, março 09, 2010

EXPANSÃO MARÍTIMO-COMERCIAL EUROPÉIA

A chegada dos portugueses no Brasil em 1500 foi acidental ou intencional?


Há muitas hipóteses:

1ª hipótese:

Na corrida marítima pelas especiarias estavam Portugal e Espanha. Acirrou-se a disputa entre os dois países sobre as terras do além-mar, disputadas palmo a palmo.
Em 1494, foi assinado o Tratado de Tordesilhas, pelo qual as terras a oeste de um meridiano situado a 370 léguas de Cabo Verde pertenceriam à Espanha e a leste, a Portugal. Nunca se soube com precisão onde passava a linha imaginária de Tordesilhas.
O Tratado de Tordesilhas aponta para uma questão.
Por que Portugal forçou que o meridiano fosse estabelecido a 370 légua de Cabo verde?
Teria o governo Português me 1494 conhecimento da existência de terras na América?

A 2ª hipótese

Desde o século XIX discute-se se a chegada dos portugueses ao Brasil foi obra do acaso, sendo produzida pelas correntes marítimas, ou se já havia conhecimento anterior do Novo Mundo e Cabral estava incumbido de uma espécie de Missão secreta que o levasse a tomar outro rumo do ocidente.
Tudo indica que a expedição de Cabral se destinava às Índias. Isso não elimina a probabilidade de navegantes europeus, sobretudo portugueses, terem freqüentado a costa do Brasil antes de 1500.
Há uma tese de que o Brasil teria sido descoberto por Duarte Pacheco em 1498. Essa hipótese gira em torno de seu manuscrito intitulado “Esmerado de situ orbis” produzido entre 1505 e 1508. Trata-se de um relato das viagens de Duarte Pacheco não são Brasil como também à costa da África, principal fonte de riqueza de Portugal no século XV. O rei D Manoel I considerou tão valiosas as informações náuticas, geográficas e econômicas contidas no documento que jamais permitiu que este fosse tornado público.
De qualquer forma, trata-se de uma controvérsia que hoje interessa pouco, pertencendo mais ao campo da curiosidade histórica do que à compreensão dos processos históricos.

PARA TER ACESSO AO TEXTO CLIQUE AQUI

Nenhum comentário: