segunda-feira, fevereiro 08, 2010

A DIETA DA MENTE

A mente humana é uma “máquina quântica” que viaja os tempos e visita universos paralelos, através de sonhos, projeções, pensamentos e delírios, naturais ou ativados por experiências químicas. De fato, a mente está livre daquilo que conscientemente delimitamos e fisicamente experimentamos como espaço e tempo.


A capacidade que nossa mente tem de viajar livremente é ao mesmo tempo uma aventura extraordinária de experiências, estudos e descobertas, quanto uma maldição, responsável justamente pelo adoecimento do espírito e do corpo.

Sendo livre, nestes termos, nosso pensamento precisa de domesticação. E é nosso diálogo interno que pode controlar a mente consciente, mesmo que permaneça afetada por toda sorte de fenômenos deste livre pensar. Sim, podemos decidir o que vamos pensar, como vamos e quando vamos.

Porque é livre, a mente insiste em nos fazer pensar no passado ou no futuro e tende a se servir de emoções traumáticas nesse processo que podemos chamar de ansiedade, que é o pensamento concentrado em atividades que não estão sob nosso controle ou que são mediadas por traumas e neuroses.

Quanto mais tempo mantemos nossa mente ancorada no presente, mais saúde ela promoverá a todo nosso ser e experimentaremos a vitalidade do espírito. É uma questão de dieta. (Alexandre Robles)

Nenhum comentário: