domingo, janeiro 31, 2010

O QUE É SOCIOLOGIA

Por força da lei federal 11.684, de 2 de junho de 2008, tornou-se obrigatório o ensino de Filosofia e Sociologia no Ensino Médio. O que é Sociologia?
A Sociologia constitui um projeto intelectual tenso e contraditório. Para alguns representa uma poderosa arma a serviço dos interesses dominantes, para outros ela é a expressão teórica dos movimentos revolucionários.
Por sua posição de contradição foi proscrita de centros de ensino e universidades da América do Sul (Brasil, Argentina, Chile, etc.) todos em regimes ditatoriais. Foi acusada ainda de ser disfarce do marxismo e teoria de revolução.
Historicamente, a Sociologia é um conjunto de conceitos, de técnicas e de métodos de investigação produzidos para explicar a vida social. A Sociologia é o resultado de uma tentativa de compreensão de situações sociais radicalmente novas, criadas pela então nascente sociedade capitalista.
Para iniciar o estudo da Sociologia um bom texto é o livro: O que é Sociologia de Carlos Benedito Martins da Editora Brasiliense - Coleção Primeiros Passos.
Para ter acesso ao resumo do livro CLIQUE AQUI.

4 comentários:

Thaís :) disse...

Sociologia tudo bem, até vai, mas filosofia... acaba sendo um porre. Sinceramente, é díficil levar a matéria a sério. Pelo menos do modo que é ensinado na minha escola ._.

Jorge Miklos disse...

Lamento que vc não goste! Acredito que o problema não está na Filosofia, pois ela é a garantia para a libertação da nossa consciência.. um forte abraço

Carol disse...

Concordo com a Thais...é que nós nao temos exatamente Filosofia...por ser um colegio catolico, e o professor ser o mesmo de religiao, acaba misturando muito as coisas...

Carol disse...
Este comentário foi removido pelo autor.