quarta-feira, novembro 25, 2009

O FASCISMO QUE FASCINA.....



A palavra fascismo deriva de 'fasces lictoris' (latim) ou de 'fascio littorio' (italiano). Trata-se de uma espécie de cilindro, composto de um feixe de varas ligadas à volta de um machado. Simboliza a força da união em torno do chefe. Era usado na Roma Antiga, associado ao poder e à autoridade, em cerimônias oficiais - jurídicas, militares e outras. Na década de 1920, foi adotado como símbolo do Fascismo, em Itália.
Não se deve confundir com "facho", que se usa como equivalente de chama em "facho olímpico", por exemplo, e que é um dos símbolos das Olimpíadas.»

Fascismo é a ideologia, e os regimes totalitários que a seguiram, marcada por seu caráter nacionalista, anti-democrático, anti-operário, anti-liberal e anti-comunista. O nazi-fascismo emergiu com resultado político da Primeira Guerra Mundial e expandiu-se pela Europa como reação ao avanço do movimento operário-socialista, amparado pela instauração do comunismo na União Soviética. Além disso, apresentava-se como alternativa ao liberalismo político e econômico, típico do século XIX, num período em que o liberalismo já não conseguia dar mostras de eficiência, como revelou a crise de 1929. Nesse sentido, propunha o autoritarismo político e o intervencionismo econômico.

Teria o fascismo sido derrotado ou será que ainda convivemos com formas invisíveis e silenciosas desse que foi o exemplo da barbárie em que a nossa cultura se transformou

Há um excelente texto disponível. Para saber mais clique aqui

ou assista aos vídeos

VIDEO 1

VIDEO 2

VIDEO 3

VIDEO 4

VIDEO 5

VIDEO 6

3 comentários:

Unknown disse...

Nossa professor, realmente muito bom o texto!
Beijos

Unknown disse...

Professor, aqui estao os videos sobre o documentario que te falei.
São seis videos ao todo:

VIDEO 1 http://www.youtube.com/watch?v=Hy1Sh1FgVqA

VIDEO 2 http://www.youtube.com/watch?v=0A1RyCf893k&feature=related

VIDEO 3 http://www.youtube.com/watch?v=L0-69zyoquo&feature=related

VIDEO 4 http://www.youtube.com/watch?v=Vnw8Mgy7R-w&feature=related

VIDEO 5 http://www.youtube.com/watch?v=Fh7JN2lG-rg&feature=related

VIDEO 6 http://www.youtube.com/watch?v=EPBldZIcWcM&feature=related

Beijos

Jorge Miklos disse...

obrigado
bjs
jorge