quarta-feira, setembro 16, 2009

Em 1919......Tratado de Versalhes...Bauhaus


No dia 28 de Junho de 1919 foi assinado o Tratado de Versalhes durante a Conferência de Paz de Paris.
O principal ponto do tratado determinava que a Alemanha aceitasse todas as responsabilidades por causar a guerra e que fizesse reparações a um certo número de nações da Tríplice Entente.
Esse tratado provocou a ruína socieconômica da Alemanha na década de 1920 que a  recém nascida República de Weimar não conseguiu contornar. Frequentemente o Tratado é citado como princiopal causa para a ascensão de Hitler e da Segunda Guerra Mundial. 
Em 1919 ocorreu também a fundação da Bauhaus, na Alemanha. Bauhaus foi uma escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda que funcionou entre 1919 e 1933 na Alemanha. A Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitetura, sendo uma das primeiras escolas de design do mundo. A Bauhaus foi fundada por Walter Gropius. O principal campo de estudos da Bauhaus era a arquitetura e procurou estabelecer planos para a construção de casas populares baratas por parte da República de Weimar. Mas também havia espaço para outras expressões artísticas: a escola publicava uma revista chamada Bauhaus e uma série de livros chamados Bauhausbücher.
Em 1933, após uma série de perseguições por parte do governo hitleriano, a Bauhaus é fechada, também por ordem do governo. Os nazistas que se opuseram à Bauhaus durante a década de 1920, pois  escola foi considerada uma frente comunista, especialmente porque muitos artistas russos trabalhavam ou estudavam ali. Os ideólogos do nazismo denominavam que a escola era "anti-germânica," e desaprovavam o seu estilo modernista. Contudo, a Bauhaus teve impacto fundamental no desenvolvimento das artes e da arquitectura do ocidente europeu, e também dos Estados Unidos da América e Israel nas décadas seguintes - para onde se encaminharam muitos artistas exilados pelo regime nazista. A Cidade Branca de Tel Aviv, em Israel, que contém um dos maiores espólios de arquitectura Bauhaus em todo o Mundo, foi classificada como Património Mundial em 2003.

Nenhum comentário: