segunda-feira, julho 21, 2008

A emancipação pela via do conhecimento

A Internet ampliou de forma inédita a comunicação humana, permitindo um avanço planetário na maneira de produzir, distribuir e consumir conhecimento, seja ele escrito, imagético ou sonoro. Construída colaborativamente, a rede é uma das maiores expressões da diversidade cultural e da criatividade social do século XX. Descentralizada, a Internet baseia-se na interatividade e na possibilidade de todos tornarem-se produtores e não apenas consumidores de informação, como impera ainda na era das mídias de massa. Na Internet, a liberdade de criação de conteúdos alimenta, e é alimentada, pela liberdade de criação de novos formatos midiáticos, de novos programas, de novas tecnologias, de novas redes sociais. A liberdade é a base da criação do conhecimento. E ela está na base do desenvolvimento e da sobrevivência da Internet.

3 comentários:

Regina Moranga disse...

O conhecimento viabiliza o poder. O poder de agir a favor de uma sociedade melhor ou de reagir contra as imposições das elites. Portanto, a Internet ao descentralizar o conhecimento, também o faz com o poder. Tirar o poder das mãos de poucos é o único caminho para que todas usufruam dos bens físicos e culturais da sociedade contemporânea.

Raphael Meciano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Raphael Meciano disse...

Realmente a internet é o veículo de comunicação que possibilita a maior liberdade de produção e acesso à informação dentre os demais já criados pelo homem, porém me questiono a respeito da força de mobilização humana da internet. As diversas formas de expressão que, pelo acesso à rede mundial, ganham a possibilidade do dialogo simultâneo com uma quantidade enorme de pessoas espalhadas por todo mundo paradoxalmente tornam-se grãos de pólem numa floresta devido à facilidade dos mecanismos de publicação. E por mais que o Mundo possa acessar essa informação ela ficará restrita a uma zona de influência limitada, à zona de relacionamento interpessoal, ou seja, é como se a mesa de bar rodeada de amigos discutindo qualquer coisa que seja fosse transferida para espaços virtuais como: sites, blogs, salas de bate papo, fotologs, etc.

Por exemplo, este Blog pode ser visto por mais de 20 milhões de pessoas, só no Brasil, mas ele só será lido por um circulo de relacionamento interpessoal, por conseguinte as discussões nele levantadas permanecerão neste âmbito. Portanto, o que está publicado na internet terá a quantidade de acessos diretamente proporcional à quantidade de pessoas participantes do meio pessoal de relacionamento.